Recentemente assisti uma entrevista que esta disponível no Youtube com o Geraldo Vandré, que compôs a famosa musica “Pra não dizer que não falei das flores”.
Hoje ele vive no interior de São Paulo e durante muito tempo se desligou da música e hoje trabalha na composição de sua obra em Castelhano.
A entrevista foi dada a rede de TV a cabo Globo News, e foi bastante impactante porque desconstrói toda a imagem que temos dele, de um homem militante e indignado com a condição que o Brasil se encontrava.
Ele revela na entrevista que não fez sua música mais famosa como “protesto”, e sim que fez como musica brasileira, e usando uma camisa da Força Aérea (a entrevista foi feita em uma instalação militar) faz uma critica sutil aos tropicalistas, onde segundo ele a partir deste movimento a cultura no Brasil se tornou massificada, shows eram feitos para 700, no Maximo 1200 pessoas passaram a ser feitos para 30 mil 40 mil em estádios, e de maneira delicada diz que a mídia contribui para este processo.
Com uma barba mediana e cabelos grisalhos se mostra bastante amargurado no tom de sua fala, talvez pelo desconforto da entrevista ou talvez fosse à imagem que ele queria passar.
Como disse acima, ele estava usando uma camisa da Força Aérea, e deu a entrevista em uma instalação militar, se isto foi pensado para passar algum tipo de mensagem indireta, já que sua musica tomou tamanha proporção na luta contra a ditadura, nunca saberemos.
Recomendo que dêem uma olhada na entrevista, que esta dividida em 4 partes no youtube, e tem aproximadamente uma hora de duração, onde ele fala de vários assuntos alem destes aqui apontados, basta procurar na busca pelo nome de “Globo News entrevista Geraldo Vandré”
Nenhum comentário:
Postar um comentário