sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rio de Janeiro



Apesar de morar em São Paulo, sou carioca e venho acompanhando com muita atenção o que ocorre no Rio de Janeiro, e percebo um certo espírito de bonança após mais de vinte anos de tempestade forte.
Todos felizes, contentes com a ação da policia e com as forças armadas nas ruas. Os programas sobre crimes que tem pela televisão e que fazem muito sucesso comemoram o sucesso da operação na favela da Penha e no complexo do Alemão.
Porem, a que custo isso tudo? Hoje percebo um Rio de Janeiro desmoralizado, ouvindo piadinhas nas filas do banco sobre o Rio.
O Rio de Janeiro foi tomado não apenas por organizações criminosas, mas foi rotulado como o grande problema do Brasil, como se apenas no Rio de Janeiro houvesse problemas.
O Rio de Janeiro é sim uma bela cidade, que atrai turistas do mundo todo, e que vai sediar uma olimpíada (se o Rio de Janeiro DEVE sediar tal evento, depende muito de opinião pessoal), no entanto, a ação da policia veio tarde de mais, afinal há vinte anos o Rio vive este problema.
Enfim, será que o resultado de toda essa ação será duradouro? Desarticular o tráfico não significa acabar com ele, afinal enquanto tivermos usuários, haverá o tráfico.
Há um tempo atrás conversando com um amigo, ele me chamou a atenção para a bandeira do Estado do Rio de Janeiro, que tem em seu centro, uma águia pousada sobre o globo, como se a dominasse.
Deixo uma pergunta no ar. Quem é a águia? O estado? O governo? Ou o tráfico de drogas?

3 comentários:

  1. É interessante esse relato de um carioca,por vezes brincamos sem ter noção que ofende, e principalmente sem conhecer a respeito.
    O meu medo nessa coisa toda do Rio, é parece muito com filme BOPE, podemos indentificar cada personagem. Sera que nao é mesmo isso que vivemos, esse jogo sujo de carta marcada?
    Outra coisa que me deixo muito curioso em relação a veracidade dessa operação, na invasão do morro do cruzeiro, fugiram mais de 15 meliantes, e no outro dia so prederam cerca de 3. Não tenho ao certo os numeros, mas teve uma desproporção absurda, sera que é algo novo, ou mais do mesmo!?

    ResponderExcluir
  2. É verdade Eduardo... No filme BOPE, você consegue identificar cada personagem na dinâmica social carioca, e muita gente acredita que o Rio de Janeiro é um grande mapa de Counter Strike.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade era tudo pegadinha do malandro, em breve a globo vai se pronunciar dizendo que eram as filmagens de Tropa de Elite 3

    ResponderExcluir